quinta-feira, 10 de maio de 2012

Indícios de corrupção


TCE suspende edital de R$ 62 milhões da USP

São Paulo - O Tribunal de Contas do Estado (TCE) de São Paulo suspendeu na quarta-feira o edital para licitação do novo sistema de iluminação da Universidade de São Paulo (USP) por suspeita de direcionamento do certame a uma empresa. A licitação é referente à iluminação do câmpus do Butantã, zona oeste da capital paulista, e tem valor estimado de R$ 62 milhões.

  • Rodrigo Paiva/Folha Imagem
    O reitor da USP, João Grandino Rodas

O TCE acatou em parte o argumento de cinco representações protocoladas no tribunal questionando o edital. As concorrentes reclamavam que as exigências do texto só poderiam ser atendidas por uma empresa. Os envelopes seriam abertos nesta quinta-feira, definindo a empresa responsável pela instalação de iluminação de lâmpadas com tecnologia LED (luzes brancas, que iluminam mais e consomem menos energia). A escuridão no câmpus é uma das principais reclamações de alunos e funcionários em relação à segurança no câmpus e antiga reivindicação.
Na manhã de quarta-feira, o conselheiro do TCE Antônio Carlos dos Santos julgou procedente o argumento segundo o qual o edital restringia a participação apenas a empresas que fabricam os equipamentos de iluminação. Dessa forma, aquelas que executam apenas instalação ficariam de fora. O edital vetava que esses profissionais fizessem o trabalho em parceria com fabricante desse equipamento, argumentaram as concorrentes. "Não entendemos a exigência. Se a empresa faz oferta do serviço, não tem a exigência de ser fabricante do material", afirmou César Teixeira, diretor geral da Citéluz, uma das empresas que, inconformadas com o texto do edital, recorreram ao TCE. "Tentamos a impugnação, mas a USP indeferiu nosso pedido. Como nesse recurso administrativo a resposta não foi convincente, acionamos o TCE."
Na decisão do TCE, foi definido prazo de cinco dias para que a USP se posicionasse sobre o edital. Mas a USP se antecipou. A universidade informou na noite de quarta-feira que decidiu revogar o edital. Segundo a universidade, a revogação do texto se deu após constatação dos "problemas no texto-base" da licitação. A revogação deve sair nesta quinta-feira no Diário Oficial. Não há data para a publicação do novo edital. As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.
Fonte: Agência do Estado, 10/05/12

Um comentário:

  1. USP vai gastar 62 milhoes para tecnologia de LED ja defasada. enquanto o mercado mundial usa LED de 150 lumens por watt o edital da USP pede 75 lumens por WATT

    Isso por que os "fabricantes"brasileiros que trazem estes LEDs piratas da china, nao tem competencia para produzir ou importar leds de qualidade.

    Robert

    ResponderExcluir